Notícia
📰

69% da Geração Z recorre a drogas 'diariamente ou semanalmente' para lidar com o estresse do trabalho

Um novo estudo revela que a Geração Z e os Millennials estão se voltando para drogas como uma forma de enfrentar a pressão no ambiente de trabalho, com números alarmantes sobre o uso de substâncias.

17 de janeiro de 2026
2 min de leitura

Resumo

Em meio a um cenário de crescente estresse profissional, um levantamento recente trouxe à tona uma realidade preocupante: 69% da Geração Z e 68% dos Millennials estão utilizando drogas 'diariamente ou semanalmente' como forma de enfrentar a pressão do trabalho. A pesquisa, realizada pela Substance Abuse Counsellor.org, expõe o impacto das substâncias na vida dos jovens trabalhadores nos Estados Unidos.

1

Dados alarmantes sobre o uso de substâncias

Realizada com 1.000 trabalhadores americanos, a pesquisa revelou que 61% dos respondentes da Geração Z e dos Millennials gastam mensalmente mais de 50 dólares em substâncias. Entre eles, 41% admitiram consumir álcool para lidar com o estresse e 23% relataram o uso de drogas recreativas como cocaína, cannabis, ecstasy e ketamina. O uso de drogas recreativas é significativamente mais elevado na Geração Z (38%) em comparação com os Millennials (29%).

2

O uso de substâncias no ambiente de trabalho

Embora a maioria dos entrevistados afirme não consumir substâncias durante o expediente, 34% admitiram usar drogas no trabalho, com 14% dizendo que fazem isso ocasionalmente sem o conhecimento dos empregadores. Além disso, 6% dos trabalhadores revelaram que usam drogas com frequência, e seus superiores estão cientes disso. Os setores mais afetados incluem construção e comércio, tecnologia e TI, manufatura, varejo e hospitalidade, além da saúde.

3

Pressão e estresse no trabalho

A pesquisa também destacou que 41% da Geração Z se sente pressionada a usar substâncias para enfrentar o estresse do trabalho, uma preocupação compartilhada por 54% dos Millennials. Apenas 2% dos respondentes da Geração Z afirmaram que não consomem drogas de forma alguma. O estudo revela ainda que 43% da Geração Z usa substâncias semanalmente, enquanto 35% dos Millennials fazem uso diário.

Em resumo

Esses dados ressaltam a necessidade urgente de estratégias para lidar com a saúde mental no ambiente de trabalho, especialmente entre as gerações mais jovens. A luta contra o estresse e a pressão profissional é um desafio que deve ser enfrentado com seriedade, promovendo um espaço mais saudável e consciente para todos os trabalhadores.

Tags

Inscreva-se na nossa Newsletter

Receba novidades e informações sobre as melhores festas!